A procura da batida perfeita!

Hi Folks, falemos a verdade, escutar música é bom demais, né?! Em inglês então, sempre tem várias músicas do momento. A boa notícia é que isso pode sim te ajudar a aprender inglês mais rápido. Se alguém te falar que não é possível aprender inglês com música, não acredite, experiência própria, ela ajudou todos nós do IpD. Mas como e onde a música pode te ajudar? Já explico.

Para que você possa aprender algo novo, é preciso que aquilo se repita algumas vezes para que você consiga internalizar. Ou seja, você escutando ou lendo uma palavra pela primeira vez, você não vai “decorar” ela ali de cara (a não ser que você utilize de algum mecanismo como associações ou até um trauma). Repetir, dependendo da maneira escolhida, pode ficar algo meio chato e nada atrativo. Aí que entra a música, ela traz um novo vocabulário (palavras, expressões, gírias, phrasal verbs) e a repetição se dá de forma natural e agradável! Quem nunca invocou com uma música e escutou 50 vezes em um dia? E a melodia por trás faz com que tudo fique mais prazeroso e que grude como um chiclete na sua cabeça. Além disso, ela pode te ajudar em outros dois pontos.

O primeiro, é uma das coisas que considero mais difíceis no inglês: o aspecto cultural da língua. Você já deve ter percebido que não basta usar o tradutor para traduzir palavra por palavra de uma frase do português para o inglês. Porque nem sempre funciona, eles expressam ideias de formas diferentes. E como a música gruda na sua cabeça, de repente, você vai perceber que o certo é falar “I GOT HAPPY” e que “I STAYED HAPPY” soa muito estranho, e você nem vai entender como sabe disso.

O segundo ponto é que ela vai te ajudar a ter uma noção melhor de LISTENING, mas cuidado, eu disse NOÇÃO! Você irá treinar seus ouvido para identificar determinadas palavras (que você irá associar com a forma escrita, já falo como abaixo) e vai aprender como pronunciar estas palavras. Mas porque noção? A música não substitui (MESMO!) o seu treinamento de LISTENING com conversações reais, pois como existe uma melodia a ser seguida muitas vezes a pronúncia das palavras mudam tendo o sons alongados ou encurtados, se necessário, para ficar harmônico. Então não vai achando que as pessoas vão falar daquela forma (ninguém fala cantando, né?!)

Mas para que tudo isso aconteça é necessário que você faça sua parte (como?). Quando você escutar uma música nova que você goste (ou até uma antiga que você sempre quis saber sobre a letra)  faça o passo a passo abaixo:

1- Procure no Google a letra desta música (tem que ser em inglês né gente);

2- Escute a música seguindo a letra com os olhos;

3- Ache a tradução em português da letra compare com a letra original;

4 – Escute novamente seguindo com os olhos;

5 – Repita esse processo mais de uma vez.

Você vai ficar craque, além de tirar uma onda de saber cantar (real) uma música em inglês (isso é para poucos rsrs). E aqui vai a #DicaDesesperada de hoje! Existe um aplicativo que faz tudo isso! Ele toca a música, mostra o trecho específico cantado, com tradução abaixo, tudo ao mesmo tempo, e o melhor de tudo é que ele pode fazer isso OFFLINE. O nome do app é MUSICMATCH (é grátis viu?!) . Agora é só baixar e se divertir ao mesmo tempo que aprende inglês online!

2019-01-14T10:49:27+00:00

Leave A Comment