Falar inglês em 3 meses, será que é possível?

//Falar inglês em 3 meses, será que é possível?

Hoje estou aqui para revelar um dos grandes segredos de nossa metodologia e o que nos inspirou .

tim_ferriss_resume_failure

 

Tim Ferriss (acima) foi um dos pensadores  que inspiraram fortemente nossa metodologia. Ele é um pesquisador de produtividade, aprendizagem acelerada e performance corporal. Seus livros estão entre os best sellers no New York Times. Ele descobriu uma forma de aprender qualquer coisa mais rápido e aplicou em diversas áreas do conhecimento e aqui estão algumas realizações que ele conseguiu:

1- Campeão Nacional de kickboxing

2- Falar 5 línguas

3- Campeão Mundial de Tango

4- Outros (a lista é muito grande):

Princeton University guest lecturer in High-Tech Entrepreneurship and Electrical Engineering
Finance and Entrepreneurship advisor at Singularity University at NASA Ames, co-founded by Peter Diamandis and Ray Kurzweil.
Horseback archer (yabusame) in Nikko, Japan
2009 Henry Crown Fellow at the Aspen Institute
Political asylum researcher
Wired Magazine’s “Greatest Self-Promoter of 2008”

 

Ele falando várias línguas:

Se quiser aprofundar e ver o documentário dele falando japonês, clique aqui. 

 

PRINCÍPIOS:

1- DESCONSTRUA: Toda habilidade que você quiser aprender tem muitas informações. Assim, desconstrua essa informação. Para isso, você vai precisar de um mestre (aqui nós entramos), uma pessoa que tem uma longa pratica, que tem uma visão geral do processo e sabe como pegar uma imagem e dividi-la em partes, como um quebra-cabeça. Tim Ferriss, quando foi aprender tango e ganhou o torneio mundial, escolheu uma profunda conhecedora do tango, a famosa dançarina Alicia Monti.

2- SELECIONE: Nossa memória, energia e nosso tempo são limitados, não temos o dia todo para estudar inglês ou para focar em uma só tarefa. Aqui entra a Teoria de Pareto 80/20. Você vai escolher o que tem mais impacto. No inglês, 2000 palavras em um universo de 600.000 são faladas todos os dias por nativos. Por que estudar um universo maior do que 2000?? (se seu objetivo for estudar em uma universidade no exterior ou trabalhar em uma grande empresa no exterior, isso vai exigir mais tempo de estudo e mais vocabulário). Imagine se uma pessoa tem 1 hora por dia em 3 meses para aprender tocar no violão uma música do Legião Urbana para se apresentar em um evento. O que você aconselharia? Ela deveria ler toda a teoria musical ou você aconselharia ela usar esse tempo treinando apenas 3 ou 4 acordes. Eu vou na segunda opção.

3- METODOLOGIA DE INFORMAÇÃO escolha uma forma eficiente para prática. No nosso caso, usamos o famoso “Chunking“. Essa é uma expressão nova na aprendizagem acelerada, a qual você estrutura a informação logicamente e conecta com algo que a pessoa já sabe. Por isso, esquemas, mapas mentais e infográficos são importantes.

4- REPETIÇÃO: É o santo graal da aprendizagem. O cérebro só retém as informações que são importantes e repetidas, por isso é muito importante dever de casa, flashcards e o contato direto com o conteúdo. A repetição eficaz, segundo a ciência, é de 24 horas, 7 dias, 30 dias e 3 meses.

PONTOS IMPORTANTES:

1-NÃO CONFUNDA SABER FALAR COM DOMINAR O IDIOMA: Você não vai saber tudo e falar tudo. Acredito que é humanamente impossível aprender 400.000 palavras em 3 meses. O intuito da aprendizagem acelerada é a pessoa saber se comunicar, expressar sentimentos e conseguir manter um nível de conversação para viagens e fazer contatos. Se o seu intuito é estudar em uma universidade no exterior ou trabalhar em uma grande empresa que exija fluência, isso vai demandar mais tempo, acredito de 1 ano e 6 meses a 3 anos ou mais.

2- NÃO EXISTE OSMOSE: Por melhor que seja a metodologia se o estudante não estudar, correr atrás, fazer as revisões, não vai adiantar nada todo o esforço em desconstruir a aprendizagem.

 

Para terminar segue o TED TALKS by TIM FERRISS:

 

 

See you soon,
Geraldo Tinôco

2019-04-03T21:38:11+00:00

Leave A Comment