Oi pessoal! Como explicar o título acima? A similaridade entre as línguas portuguesa e espanhola é um convite para tentar um diálogo, mas a realidade é bem diferente, não é mesmo? Não é possível estabelecer uma conversa fluida, pior ainda é quando partimos para a escrita. Todo estudante inicial de espanhol já passou por essa experiência frustrante, isso porque esses dois idiomas possuem a mesma origem, o latim, e se desenvolveram praticamente no mesmo período na Península Ibérica, região onde hoje estão Portugal e Espanha. 

Dessa forma, com o passar do tempo, cada região foi trilhando seu caminho cultural e estabelecendo suas próprias particularidades linguísticas, e são essas características que definem cada idioma dentro de suas distinções. Nesse sentido é fundamental que todo estudante brasileiro de espanhol esteja ciente dessas semelhanças e diferenças entre sua língua materna e o novo idioma para que não fiquem estagnados no temido portunhol.

Então para que o aprendizado seja aprofundado e espanhol saia do meio termo e encontre fluência, o aluno precisa ficar atento a duas questões fundamentais:

1 – O uso dos pronomes complementos – a língua espanhola tem uma linguagem predominantemente pronominal. Ninguém consegue ficar fluente em espanhol sem dominar o uso dos pronomes complementos. 

2 – O uso especial de alguns verbos como gostar e doer, por exemplos, que estão atrelados também aos pronomes complementos. Reparem que seu uso tem uma construção bem diferente do nosso idioma. Exemplo. 

  • No me gusta despertar temprano.
  • ¿A ti también te duele las espaldas? 
  • A él le gusta estudiar español todos los días. 

Ressalto, galera, que essas são apenas sugestões de como conhecer mais o idioma espanhol e marcar bem suas diferenças para que vocês tenham mais intimidade com a nova língua e consigam chegar à fluência com mais rapidez. Espero que tenham gostado da dica. Em breve trarei mais novidades para vocês. Grande abraço e hasta pronto!

Para mais #DicasDesesperadas de espanhol siga as nossas redes sociais

Instagram.com/espanholpdesesperados
Facebook.com/espanholpdesesperados
Youtube.com/espanholpdesesperados