Significado de Passivo
[adjetivo]
1. Que sofre ou que é alvo de uma ação.
2. Apático; que expressa indiferença; que não tem iniciativa, vontade.
[Filosofia] Desprovido de liberdade; sem vontade própria ou livre-arbítrio.

E é exatamente assim que, muitas vezes, um estudante se sente quando exposto à metodologia passiva de aprendizagem. Não há vínculo, não há vontade própria. O aluno é desprovido de interação e, por conseguinte, de interesse. E, como resultado, vem a frustração por acreditar que a não efetividade do método é, na verdade, uma incapacidade cognitiva própria.
Sabe aquele momento que você está estudando para uma prova e alguém pergunta: “O que você tá lendo?” E você responde: “Eu não tenho a mínima ideia”. Bom, aí talvez seja o momento de repensar o que você está fazendo. A informação pela informação muitas vezes não é atraente. Normalmente, quando buscamos alguma informação, buscamos na verdade saciar uma necessidade interna de entender algo. “Como isso funciona? Pra que serve? É de comer?” Rs. Portanto, uma solução inteligente para esse problema seria ressignificar aquele conteúdo. “Por que aquela informação é importante pra mim?”.
Já é sabido que as emoções têm impacto fundamental no processo de aprendizagem. É dizer, a relação entre emoção e cognição em termos neurofuncionais é um fato!
Mas, como gerar vínculo? Como estimular o livre arbítrio? Como despertar o interesse por parte do aluno?
Uma possível resposta: aprendizagem ativa! Nela, o aluno passa a ser o personagem principal do processo. Na aprendizagem ativa, prioriza-se os interesses próprios do aluno, o livre arbítrio e sua liberdade. O vínculo emotivo passa a ser uma premissa fundamental para incorporação de novos conteúdos. Alem disso, essa metodologia permite que o aluno adquira mais autonomia e confiança. Permite ainda que ele desenvolva habilidades para resolução de problemas e traz uma visão mais prazerosa do aprender.
O IpD adota várias diretrizes propostas pela metodologia ativa. Por isso, afirmamos com todas as letras que aprender conosco PODE e DEVE ser divertido!

Para mais #DicasDesesperadas de inglês siga as nossas redes sociais

Instagram.com/inglespdesesperados
Facebook.com/inglespdesesperados
Youtube.com/inglespdesesperados
Linkedin.com/school/inglespdesesperados